A LSB

Nossa história

Além de importante para o desenvolvimento físico do ser humano, o esporte incentiva o trabalho em equipe e a integração social, cria responsabilidades e oportunidades, ajuda a entender os problemas da comunidade, ensina a respeitar as diferenças culturais, cria objetivos e possibilita ao jovem a escolha de um caminho responsável para sua vida como cidadão.

O basquete é, sem dúvida, uma das maiores tradições esportivas de Sorocaba. Teve início em 1950 e viveu seu apogeu até a década de 1970. Depois do declínio do esporte, em 1982 o Grupo Minercal montou, em conjunto com a Prefeitura Municipal, uma infraestrutura de representação, tanto no masculino quanto no feminino, em todas as categorias da equipe. Nesse período, o Clube Atlético Minercal foi pentacampeão paulista de basquete e tricampeão da Taça Brasil de Basquete, contando com lendas do esporte em seu elenco, como Marta Sobral, Ana Mota, Branca, Adriana, Janeth, Lilian, Vânia e Vanira Hernandes, além de ter sido por 9 anos a equipe em que a rainha Hortência exibiu todo o seu talento. O projeto foi encerrado em 1993.

Em 1997, a equipe masculina da LSB foi criada com o apoio da Prefeitura Municipal de Sorocaba. É basicamente composta por atleta revelados no Projeto Social “Arremesso para o Amanhã”, uma outra iniciativa da Liga Sorocabana de Basquete. A vitória do Campeonato Paulista Novo Milênio em 2010 foi o auge da história da LSB, no qual trouxe ao Ginásio Municipal de Sorocaba 3500 torcedores na disputa da grande final.

Em 2016, após disputar o Novo Basquete Brasil por 5 anos seguidos, a Liga Sorocabana anuncia parceria com a Uniso, um patrocinador genuinamente sorocabano, se tornando a partir de então LSB/Uniso, com o objetivo de se aproximar ainda mais da comunidade e se fortalecer para escrever mais um capítulo da sua história no NBB Caixa 9, levando o nome de Sorocaba para todo o Brasil.

CEO

Rinaldo Rodrigues

Data Nascimento: 22/04/67
Formado: Treinador e gerente esportivo (FMU).
Professor há 13 anos no Colégio Objetivo.

Jogador desde os 12 anos de idade, começou a jogar na Escola Estadual Escolástica Rosa de Almeida, de Sorocaba, com o Professor Esquerda, depois de ver seu irmão mais velho, Reginaldo Rodrigues, jogando.

Rinaldo foi cestinha dos jogos escolares de 1980 e chamou a atenção de Eli, na época jogador da Minercal, que o chamou para a equipe. Começa então sua carreira no basquete, jogando por dois anos na equipe infantil da Minercal (1981, 1982). Em 1983 transferiu-se para o Sport Club Corinthians Paulista, onde ficou até 1985 na categoria infanto-juvenil.

No ano seguinte iria para o Flamengo. A partir de então, sua caminhada no basquete brasileiro foi longa, passando por: Brusque, Pindamonhangaba, Ferroviária, Ribeirão Preto, Osvaldo Cruz (Clube das Bandeiras), Associação Atlética Ituana, Sorocaba Diet Dolly, Nosso Clube de Limeira, Liga Angrense, São José do Rio Preto, América, Itanhaém, Minas Tênis Clube, Sorocaba, Casabranca, Paulistano e retornou para Sorocaba, onde atua até hoje, à frente da Liga Sorocabana. Ao total, chegou a disputar doze edições do Campeonato Nacional de Basquete.

Títulos:

Campeonato Brasileiro Juvenil (Flamengo)
Campeonato Paulista - Torneio Início Adulto (Limeira)
Campeonato Paulista Adulto (Ribeirão Preto).
Campeonato Carioca (Liga Angrense)
18 vezes campeão dos Jogos Regionais
Bi-campeão da ARB
6 vezes campeão dos Jogos Abertos
Campeão da série A2 (4 vezes)
Campeão Paulista Novo Milênio
Vice Campeão da Copa Brasil

Técnicos especiais em sua carreira:

Paulo Eduardo (Esquerda)
Deraldo Nascimento
Atília Sbrana
Mical
José Roberto Lux (Zé Boquinha)
Marco Antônio Aga
Marcelo Pinta
Abdala Salomão
Zurico
Tom Zé

Vida pessoal

Rinaldo é casado há 20 anos com Natália B. G. Rodrigues, pai de dois filhos: Mariana B. G. Rodrigues e Pedro B. G. Rodrigues. É filho de Maria Arruda Rodrigues (falecida em 1991) e Pedro Rodrigues (falecido em 1992), irmão de Reginaldo, Ericsom, Eversom e Evertom Rodrigues.

Ídolos: Oscar Schmidt, Larry Bird e Marcel de Souza.
Hobbie: Pegar a estrada com a família.
Comida favorita: Pizza.
Filme favorito: Coach Carter – Treino para a Vida.
Livro: Transformando Suor em Ouro – Bernardinho.
Gosto musical: Rock - U2, O Rappa, Marcelo D2, Capital Inicial, Legião Urbana.
Momento mais especial da vida: Seu casamento e o nascimento dos dois filhos.
Exemplo de vida: os sogros, Waldemar e Elvira.
Definição de basquete: Paixão e razão de vida.
Sonhos: Ter todas as categorias de base, levar um atleta para jogar na NBA e levar a Liga Sorocabana à um campeonato sul americano, como Liga Sul Americana e Liga das Américas.
Frase: “Penso que cada um tem uma missão na vida e a minha foi levar o basquete para as pessoas”.
Agradecimentos: Todos os meus primos, tios e tias, que me ensinaram a lutar por algo.

A Liga Sorocabana é profundamente grata a toda contribuição que Tom Zé possibilitou ao desenvolvimento do esporte.

O objetivo desse trabalho é incluir, cada vez mais, crianças e jovens no mundo do esporte, transformando-os em pessoas mais preparadas para solucionar os desafios pessoais e profissionais que irão encontrar no futuro.

A iniciativa visa, por meio do basquete, proporcionar a melhoria da qualidade de vida de pessoas e comunidas, revelando novos talentos para o basquete brasileiro.

O projeto foi criado há 15 anos e já atendeu mais de mil atletas mirins.

Escolinha

Capacitar o jovem à prática do basquete desde o início de sua formação, contribuindo para sua evolução física e pessoal.

Categorias de base

A equipe principal da categoria de base busca selecionar, treinar e promover talentos para o elenco principal da Liga Sorocabana.

A LSB

Nas escolas

Nas clínicas que realiza, a LSB, em parceira com a faculdade ESAMC Sorocaba vai até às escolas e ensina às crianças os fundamentos do basquete, como o controle da bola, arremessos e dribles, com o objetivo de disseminar a modalidade e aumentar a integração com a comunidade, incentivando uma nova geração de atletas e fazendo com que mais pessoas se interessem pelo basquete.

Na quadra, Rinaldo Rodrigues, presidente e técnico da LSB, apresenta todos os jogadores, que fazem arremessos de exibição e encantam o público. Após a apresentação, é feito um jogo entre a LSB e as crianças. Os atletas, por sua vez, deixam alguns recados de incentivos para os estudantes após o jogo.

No final da partida, os estudantes têm a oportunidade de conversar com os atletas da LSB, que posam para fotos e distribuem autógrafos.

A LSB

Consquistas

Campeão por 15 anos consecutivos dos Jogos Regionais

Pentacampeão dos Jogos Abertos

Campeão Paulista Novo Milênio

Classificação histórica no ano de estreia para as oitavas do NBB

06 anos consecutivos na Primeira Divisão do Campeonato Paulista (maior campeonato da América Latina)

Participação confirmada no NBB (2016/2017).

A LSB

Licitações

TERMO DE COTAÇÃO PRÉVIA

PROCESSO SELETIVO